Em 72 municípios do Espírito Santo, considerados de risco baixo e moderado de contágio por coronavírus, o governador Renato Casagrande (PSB), anunciou no último sábado (18), a flexibilização na abertura do comercio não essencial. Ficaram de fora os municípios da Grande Vitória e Alfredo Chaves. A medida começa a valer a partir de segunda-feira, 20 de abril.
O governador explicou que na última sexta-feira (17), os municípios capixabas foram divididos em três grupos de risco de contaminação pelo coronavírus, “risco baixo”, “moderado” e “alto risco”. Com esse critério, a abertura dos comércios foi liberada e as prefeituras devem adotar os protocolos de orientações e cuidados necessários para evitar a contaminação pelo vírus.
Ainda segundo Casagrande, questões dos municípios serão reavaliadas por uma equipe do governo a cada semana, com base nos casos do novo coronavírus, a fim de definir o risco de infecção de cada localidade.
Nos municípios onde o comércio foi liberado, o horário de funcionamento passa a ser de 10h às 16h e, deverão cumprir algumas regras, como o uso de máscaras pelos funcionários das lojas, além de organizar distanciamento entre os clientes, sendo um por cada 10m².
Atividades em academias, cinemas, teatros, museus, boates, casas de shows e espaços culturais permanecem suspensas até o final de abril. Determinação vale também para eventos desportivos, comemorativos e shows, onde costuma haver grande presença de público.