A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa começa nesta sexta-feira (1º) e vai até 30 de junho. Nesta etapa serão vacinados bovinos e bubalinos com até dois anos de idade e é obrigatório a comprovação do procedimento junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).
Por conta do novo coronavírus, a primeira etapa terá 30 dias a mais, assim os produtores terão mais tempo para adquirir a vacina e evitar aglomerações em lojas de produtos agropecuários. Também, como medida de prevenção e afastamento social contra o vírus, o produtor poderá fazer a comprovação ou atualização cadastral pela internet, de sua residência. O prazo via on-line é até o último dia da primeira etapa de vacinação.
Segundo Mário Louzada, diretor-presidente do Idaf, o instituto precisou adotar algumas medidas por conta do novo coronavírus.
“Desta vez o produtor poderá realizar a comprovação através do nosso site ou por e-mail e a entrega da declaração de vacinação nos escritórios do Idaf poderá ser feita por terceiros, evitando assim, o deslocamento de produtores rurais pertencentes ao grupo de risco,” disse.
Comprovação on-line
Para fazer a comprovação on-line é necessário ter acesso ao Siapec, disponibilizado no site do Idaf. Para quem ainda não tem acesso, é preciso solicitá-lo pelo e-mail da gerência do escritório local, responsável pelo município da propriedade. Os e-mails das gerências estão disponíveis no site do instituto.
Ao solicitar o acesso, o produtor precisa preencher e enviar o “Formulário de solicitação de senha”, conforme o modelo disponível no site do Idaf, e documento de identidade com foto devidamente digitalizado.
Nesta etapa também será aceito o envio de declaração de vacinação por e-mail. O produtor rural deverá enviar o formulário “Declaração de Vacinação contra Febre Aftosa e Atualização do Rebanho”, preenchido e assinado, juntamente com a cópia da nota fiscal, para o e-mail da gerência local do Idaf responsável pelo município da propriedade.