Na quarta-feira (27) começa a segunda etapa do Inquérito Sorológico – uma campanha de testagem da população capixaba para detecção de anticorpos do novo Coronavírus (Covid-19). Ecoporanga está dentro do grupo de municípios que correspondem a segunda e quarta etapa desta pesquisa.
Em Ecoporanga, os testes terão início na quarta-feira (27) e vai até sexta (29). Equipes de saúde, devidamente identificadas e preparadas, irão atuar nos bairros Benedita Monteiro, Divino Espírito Santo e no distrito de Joassuba, localidades sorteadas para esta etapa de testes.
O Inquérito Sorológico ajudará o município a traçar estratégias para combater à pandemia e fortalecer as ações e os programas de prevenção ao novo coronavírus.
Como é feito
Por meio de um smartphone a equipe de saúde sorteia uma residência. Se no local morar mais de uma pessoa, outro sorteio é feito para saber quem vai ser testado. Caso o resultado seja positivo, todos os outros moradores também são submetidos ao teste, caso contrário, os profissionais se deslocam para outra casa. Em média, 15 minutos são gastos para saber o resultado final. Os sorteios fazem parte dos critérios técnicos, para garantir o resultado mais próximo do real.
Importância
De acordo com o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, o inquérito vai permitir que o Governo possa obter uma fotografia da situação epidemiológica no Espírito Santo. “Nos dará a oportunidade de identificar quem já possui anticorpos para a doença. O participante responderá uma pesquisa e será coletado duas gotas de sangue para um teste rápido que fornecerá o resultado entre 10 a 15 minutos. O teste vai verificar se essa pessoa já entrou ou ainda não entrou em contato com o coronavírus”, explicou.
Os resultados coletados servirão para abastecer uma base de dados que serão estudados, de modo a contribuir no planejamento das ações de combate à Covid-19.
“Com ele, poderemos conhecer o estágio da epidemia no Espírito Santo, ou seja, em que velocidade a doença tem avançado. Por falta de informações as projeções são muito precárias, desta forma a pesquisa vai permitir e estimar a progressão da doença. Teremos um panorama epidemiológico de como a doença se espalhou e quantas pessoas já foram infectadas e ajudará planejar ações de combate à epidemia com mais ou menos restrições à aglomeração e movimentação de pessoas”, disse.
Cronograma
Etapa 2
Dias: 27, 28 e 29 e maio
Municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana.
Etapa 3
Dias: 08, 09 e 10 de junho
Municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Aracruz, Barra de São Francisco, Castelo, Guaçuí, Guarapari, Pedro Canário, São Gabriel da Palha e Venda Nova do Imigrante.
Etapa 4:
Dias: 22, 23 e 24 de junho
Municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha, Vitória, Baixo Guandu, Conceição da Barra, Ecoporanga, Iúna, Marataízes, Santa Maria de Jetibá, Sooretama e Viana.