A Prefeitura de Ecoporanga, no Noroeste do Espirito Santo, confirmou na tarde deste domingo (10), o segundo caso de coronavírus no município. Detalhes, como endereço, a forma de contagio ou idade da pessoa infectada, não foram divulgados em cumprimento a legislação.
De acordo com o boletim epidemiológico, a Secretaria Municipal de Saúde tomou as providencias necessárias e que novos casos seguem em investigação.
O primeiro caso confirmado no município foi de uma idosa, que morreu no dia 3 de maio. Ela contraiu o vírus em um hospital da Grande Vitória, quando estava internada para tratamento de outra enfermidade.
Até o momento, Ecoporanga contabiliza dois casos confirmados de Covid-19, uma notificação de caso suspeito e o registro de uma morte.
Mediadas preventivas:
A doença é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Como até o momento não há tratamento específico para a doença, é fundamental manter alguns cuidados como o isolamento social já recomendado pelo Governo do Estado e a etiqueta respiratória:
– Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;
– Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;
– Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal;
– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.