A Prefeitura de Ecoporanga, na Região Noroeste do Espírito Santo, decretou nesta sexta-feira (15) a ampliação das medidas de isolamento social no município para conter o avanço do novo coronavírus. As novas determinações, mais rígidas, já estão valendo por um período de 6 dias.
As medidas foram tomadas após o município registrar na noite ontem, 14 de maio, o número de 10 casos positivos para a Covid-19.
Em novo boletim epidemiológico, divulgado na noite de hoje, 15 de maio, o município atingiu a marca de 13 infectados, ou seja, três casos a mais em um espaço de 24 horas.
Segundo o decreto, durante o período estabelecido, o funcionamento dos estabelecimentos comerciais, incluindo os essenciais, só será permitido por meio de entregas (delivery). Também, atendimento presencial em agências bancárias, casa lotérica e repartições públicas estão suspensos. Permanecem o funcionamento do hospital, serviços de saúde e abastecimento em postos de combustíveis.
Segundo o documento, o uso de máscara é item obrigatório para sair à rua e circular nos espaços comuns.
As medidas, segundo a prefeitura, têm como objetivo resguardar a vida dos ecoporanguenses e conter a disseminação do novo coronavírus.
Descumprimento das medidas, sujeitará o infrator à responsabilização cível, administrativa e criminal. A desobediência aos comandos previstos em decreto sujeitará ao infrator, penas previstas no artigo 268 (infração de medida sanitária preventiva) do Código Penal.
Veja as determinações estabelecidas
– Farmácias, supermercados, açougues, padarias, lojas de produtos veterinários, distribuidoras de gás e água, entre outros estabelecimentos (deverão funcionar somente para entrega e retirada de produtos, vedada a permanência continuada ou aglomeração de pessoas no local).
– Serviços de borracharias, oficinas mecânicas e de bicicletas (deverão atender as demandas por telefone ou whatsapp).
– Suspenso por seis dias, atendimento presencial em agências bancárias, correspondentes e casa lotérica.
– Suspensas as feiras livres.
– Suspenso por 6 dias, o atendimento presencial em repartições públicas do município.
– Velórios em domicílios estão proibidos (devendo ser utilizado o espaço da quadra do CREAS, próximo ao portal de entrada da cidade).
– Uso obrigatório de máscaras para circular nas vias públicas e nos espaços comuns.
– Obrigatório a permanência em casa, de crianças até 10 anos e idosos acima de 60 anos (em caso de circulação fora da residência, fazer uso de máscaras).