Jequitibá-rosa é uns dos atrativos turísticos em Ecoporanga - Foto: Roberto Carlos Da Silva/Notícia Hoje
Ecoporanga, no Noroeste do Espírito Santo, voltou a integrar o mapa do turismo brasileiro. Localizado em uma região de serras, o município possuí áreas de grandes belezas naturais, com destaque para as cachoeiras e paredões de rochas em meio a resquícios da mata atlântica, um verdadeiro convite para a prática de rapel, alpinismo ou caminhadas ecológicas.
O Ministério do Turismo (MT) divulgou este ano, que o Espirito Santo passou a contar com 67 municípios distribuídos em 10 Rotas Turísticas (RT), regiões de desenvolvimento com potencial turístico. Ecoporanga é um deles e está inserido na Região Turística Caminhos do Café, Pedras e Cachoeiras Noroeste Capixaba, antes denominada de Pedras, Pão e Mel.
De acordo com a Prefeitura, Caminhos do Café, Pedras e Cachoeiras Noroeste Capixaba, surgiu diante da necessidade de um nome que remetesse a pontos turísticos, que fazem parte de todos os municípios integrados. Além de Ecoporanga, a região é composta por Barra de São Francisco, Nova Venécia, São Gabriel da Palha e Vila
Pedra da Viúva no distrito de Cotaxé - Foto: Roberto Carlos Da Silva/Arquivo/Notícia Hoje
Pavão.
De acordo com a Gestão, Ecoporanga ficou fora do mapa turístico brasileiro por 10 anos, e para voltar a figurar novamente, cumpriu alguns requisitos, como entrega de documentos dentro dos prazos especificados.
Quanto as ações para que a atividade turística ganhe força e venha a se consolidar, a Prefeitura informou que a cerca de dois anos foi instituído o Conselho Municipal de Turismo, e que ações e projetos estão em andamento, a fim de que Ecoporanga seja reconhecida como a cidade do turismo de aventura, em consequência de suas belezas naturais. Atividade que poderá fortalecer o ecoturismo e o comércio local.
Requisitos que foram necessários cumprir, para configurar novamente no mapa turístico
- comprovar a existência de órgão ou setor no município, responsável pela pasta do turismo
- ter Conselho Municipal de Turismo instituído por lei e ativo
- existência de orçamento anual destinado ao fomento do turismo
- quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos
- arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens
- a estimativa de visitantes domésticos e internacionais
- ter no mínimo, três prestadores de serviços turísticos em situação regular no Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur)
Mín. 14° Máx. 23°