Segunda, 27 de Junho de 2022
15°

Muitas nuvens

Ecoporanga - ES

Ecoporanga Mapa turístico

Ecoporanga volta a integrar o mapa do turismo brasileiro

Município possui áreas de grandes belezas naturais, com destaque para as cachoeiras e paredões de rochas em meio a resquícios da mata atlântica.

02/06/2022 às 15h54 Atualizada em 09/06/2022 às 17h41
Por: Roberto Carlos Da Silva
Compartilhe:
 A cachoeira Arco-Iris é um dos destaques, entre tantas outras que Ecoporanga possuí - Foto: Roberto Carlos Da Silva/Notícia Hoje
A cachoeira Arco-Iris é um dos destaques, entre tantas outras que Ecoporanga possuí - Foto: Roberto Carlos Da Silva/Notícia Hoje

 Jequitibá-rosa é uns dos atrativos turísticos em Ecoporanga - Foto: Roberto Carlos Da Silva/Notícia Hoje 

Ecoporanga, no Noroeste do Espírito Santo, voltou a integrar o mapa do turismo brasileiro. Localizado em uma região de serras, o município possuí áreas de grandes belezas naturais, com destaque para as cachoeiras e paredões de rochas em meio a resquícios da mata atlântica, um verdadeiro convite para a prática de rapel, alpinismo ou caminhadas ecológicas.

O Ministério do Turismo (MT) divulgou este ano, que o Espirito Santo passou a contar com 67 municípios distribuídos em 10 Rotas Turísticas (RT), regiões de desenvolvimento com potencial turístico. Ecoporanga é um deles e está inserido na Região Turística Caminhos do Café, Pedras e Cachoeiras Noroeste Capixaba, antes denominada de Pedras, Pão e Mel.

De acordo com a Prefeitura, Caminhos do Café, Pedras e Cachoeiras Noroeste Capixaba, surgiu diante da necessidade de um nome que remetesse a pontos turísticos, que fazem parte de todos os municípios integrados. Além de Ecoporanga, a região é composta por Barra de São Francisco, Nova Venécia, São Gabriel da Palha e Vila

Pedra da Viúva no distrito de Cotaxé - Foto: Roberto Carlos Da Silva/Arquivo/Notícia Hoje 

Pavão.

De acordo com a Gestão, Ecoporanga ficou fora do mapa turístico brasileiro por 10 anos, e para voltar a figurar novamente, cumpriu alguns requisitos, como entrega de documentos dentro dos prazos especificados.

Quanto as ações para que a atividade turística ganhe força e venha a se consolidar, a Prefeitura informou que a cerca de dois anos foi instituído o Conselho Municipal de Turismo, e que ações e projetos estão em andamento, a fim de que Ecoporanga seja reconhecida como a cidade do turismo de aventura, em consequência de suas belezas naturais. Atividade que poderá fortalecer o ecoturismo e o comércio local.

Requisitos que foram necessários cumprir, para configurar novamente no mapa turístico

- comprovar a existência de órgão ou setor no município, responsável pela pasta do turismo

- ter Conselho Municipal de Turismo instituído por lei e ativo

- existência de orçamento anual destinado ao fomento do turismo

- quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos

- arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens

- a estimativa de visitantes domésticos e internacionais

- ter no mínimo, três prestadores de serviços turísticos em situação regular no Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur)

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ecoporanga - ES Atualizado às 02h24 - Fonte: ClimaTempo
15°
Muitas nuvens

Mín. 14° Máx. 23°

Ter 24°C 13°C
Qua 27°C 12°C
Qui 28°C 15°C
Sex 25°C 16°C
Sáb 24°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias