Segunda, 09 de Dezembro de 2024
31°

Tempo limpo

Ecoporanga, ES

Região RECONHECIMENTO

Pimenta-rosa de São Mateus obtém reconhecimento de Indicação Geográfica

A concessão da IG fortalece o nome do município nos mercados nacional e internacional

19/07/2023 às 14h24 Atualizada em 19/07/2023 às 14h39
Por: Redação Notícia Hoje Fonte: Comunicação/Incaper
Compartilhe:
 São Mateus alcançou o reconhecimento de Indicação Geográfica para a pimenta-rosa (Foto: Incaper/Divulgação)
São Mateus alcançou o reconhecimento de Indicação Geográfica para a pimenta-rosa (Foto: Incaper/Divulgação)

Maior produtor e exportador de pimenta-rosa, o município de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, alcançou o reconhecimento de Indicação Geográfica. O reconhecimento e concessão, foi publicado na última terça-feira (18) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).  

A concessão da IG para São Mateus fortalece o nome do município nos mercados nacional e internacional, como referência de região produtora de pimenta-rosa, além da cultura local, diante do produto altamente consumido.

A Associação de Produtores de Aroeira do Espírito Santo (Nativa) e as entidades do setor, buscava o reconhecimento desde 2019. O processo de obtenção de Indicação Geográfica, teve o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“A atuação do Incaper foi fundamental nesse processo, uma vez que participamos desde o início, em 2019, inclusive das mudanças e exigências que aconteceram nesse percurso”, revelou Fabiana Ruas, coordenadora de Recursos Naturais do Incaper.

O Instituto mantém um banco genético na Fazenda Experimental Engenheiro Agrônomo Reginaldo Conde (FERC), em Jucuruaba, Viana, com a finalidade de desenvolver tecnologias para atender às questões, como a mão de obra na colheita (maquinários e beneficiamento), priorizando a qualidade do produto final e a diversificação de demais produtos desenvolvidos a partir da pimenta-rosa.

Pimenta-rosa ou Aroeira

A pimenta-rosa ou aroeira é uma espécie originária da América do Sul, com ampla ocorrência no litoral brasileiro, predominantemente nas áreas de influência do bioma da Mata Atlântica.

No Espírito Santo, a pimenta-rosa é explorada em praticamente todos os municípios litorâneos, basicamente nas áreas de restinga e dos tabuleiros costeiros. Nos municípios do norte e noroeste do Estado, é cultivada comercialmente em sistemas de monocultura e consorciada com outras culturas, tendo grande importância no mercado nacional, além de ser exportada para vários países, gerando importante fonte de renda para os agricultores e a indústria.

A espécie nativa do litoral capixaba é muito valorizada na Europa e o consumo é apreciado em todo o mundo. Por conta da valorização no exterior, a pimenta-rosa já desponta como um dos principais produtos de exportação do Espírito Santo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Mateus - ES
São Mateus - ES
Sobre o município São Mateus é um dos municípios mais antigos do Brasil. O seu litoral tem uma extensão de 43 quilômetros, somando-se o litoral das ilhas de Guriri e de Campo Grande. As praias da parte urbanizada de Guriri são as mais frequentadas. Diversas manifestações culturais acontecem durante todo o ano em São Mateus, uma cidade histórica em que a religião, o folclore, a música, a forma de vida e todas as expressões populares trazem a riqueza acumulada nos quase quinhentos anos de sua história.
Ecoporanga, ES Atualizado às 16h03 - Fonte: ClimaTempo
31°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 32°

Ter 31°C 20°C
Qua 31°C 20°C
Qui 23°C 20°C
Sex 28°C 20°C
Sáb 30°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias