A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), através da Polícia Civil, deu início nesta terça-feira (23) às ações do "Projeto Recupera", que tem por objetivo recuperar aparelhos de celulares frutos de furto e roubo no Espírito Santo e restituí-los aos seus legítimos donos. A iniciativa foi anunciada pelo governador Renato Casagrande nas redes sociais.
De acordo com o órgão, o cidadão que estiver de posse de celular furtado ou roubado será intimado por meio de mensagens via WhatsApp, pelo número (27) 99849-4228.
A mensagem de intimação informará o nome da pessoa que deve fazer a entrega, os dados do telefone celular, o nome, o endereço e telefone da unidade policial, além da data e horário para comparecimento. O cidadão convocado a entregar o aparelho celular deverá portar um documento de identificação com foto.
Ao entregar o aparelho, o cidadão receberá um documento comprovando o comparecimento e entrega do bem.
Conforme o secretário de Segurança Pública, Eugênio Ricas, inicialmente, as mensagens serão enviadas para quem comprou o telefone furtado ou roubado.
"Não vamos mandar mensagens para quem roubou, vamos mandar para a pessoa que comprou um telefone que antes foi furtado ou roubado. É uma oportunidade que a polícia vai dar para as pessoas que compraram um telefone de boa-fé de comparecer em uma delegacia para devolver o telefone de forma voluntária", disse Eugênio Ricas.
Caso a devolução não aconteça, o secretário disse que já é de conhecimento dos números de telefone e do cadastro dessas pessoas. "A Polícia Civil vai até a casa para cumprir um mandado de busca e apreensão para recuperar esse telefone. A pessoa pode responder por receptação".
Objetivos do projeto:
· Implementar sistemas de rastreamento de última geração para localizar dispositivos roubados e furtados de forma rápida e eficiente;
· Estabelecer parcerias com operadoras de telefonia, fabricantes de dispositivos móveis e outras entidades para facilitar a recuperação dos aparelhos;
· Oferecer um canal direto de comunicação para que vítimas de roubo e furto possam relatar ocorrências e acompanhar o progresso da recuperação de seus dispositivos;
· Promover campanhas educativas para conscientizar a população sobre medidas preventivas e procedimentos a serem seguidos em caso de roubo ou furto de celulares.
Estatísticas
Em média, dois mil celulares são roubados ou furtados por mês no Espírito Santo, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, um número significativo, embora tenha havido uma redução de 11% em comparação com o ano anterior.
A Polícia Civil do Espírito Santo afirma que tem intensificado suas ações para identificar e prender receptadores de aparelhos roubados.