O Espírito Santo alcançou a segunda colocação nacional na classificação de aprendizagem do ensino médio, com nota 4,8, ficando atrás apenas do Paraná que alcançou 4,9. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), levantamento que mede a qualidade da educação no Brasil, foi divulgado na última quarta-feira (14).
Nos anos iniciais da educação básica (1º ao 5º ano), o Estado alcançou 6,3. Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), o alcance foi de 5,3 pontos.
A nota do ensino médio do Estado aumentou em relação ao levantamento de 2021, quando foi 4,5, a terceira maior do país. Já em 2023, o Espírito Santo retomou a nota de 2019, que também tinha sido 4,8. Naquele ano, o Espírito Santo estava no primeiro lugar, empatado com Goiás.
Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), considerando o ensino médio tradicional e o médio integrado à educação profissional, o Estado tem o melhor resultado do país, com nota 4,8, ficando no primeiro lugar empatado com Goiás.
Em nível nacional, o Brasil atingiu a meta estabelecida para os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), 6 pontos. Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), o alcance foi de 5 pontos e o ensino médio registrou 4,3 pontos, ficando abaixo das metas estabelecidas nessas etapas que era de 5,5 e 5,2, respectivamente.