A Câmara de Vereadores de Ecoporanga passará por uma renovação significativa, após as eleições de 6 de outubro. Dos 11 parlamentares atuais, apenas 3 conseguiram se reeleger, resultando em uma renovação de 72,8% nas cadeiras do legislativo municipal. As urnas foram intolerantes com oito vereadores, sendo substituídos por novos nomes que nunca exerceram nenhum mandato.
Dos 11 vereadores que concorreram a última eleição, seis deles não tiveram êxito. Já outros dois, Nem Gari (PP) e Jefinho Dal Col (Podemos), concorreram ao cargo de prefeito, mas também não tiveram sucesso. A renovação indica um desejo de mudança por parte do eleitorado ecoporanguense, que optou por apostar em novos nomes e propostas para os próximos anos no legislativo municipal.
A média de idade dos vereadores que irão compor a Câmara em 2025, é de 46 anos. Sendo o mais jovem, João Guilherme do Batista do queijo, com 20 anos. Já Eraldo das Virgens Patez, o Dedé Patez, além de ser eleito para o quarto mandado, é o mais velho, com 72 anos.
Dos 11 eleitos, 3 deles possuem ensino superior completo. Cinco tem ensino médio completo e um outro ensino médio incompleto. Outros dois têm ensino fundamental completo.
A maior bancada eleita é a do Rede Sustentabilidade, com 3 vereadores. Os partidos PSB, MDB e Republicanos terão duas cadeiras, cada. Já os partidos que terão apenas um representante na Câmara são PP e Podemos.
Novatos na Câmara em 2025
· Tchopila (MDB) - 558 votos
· Ivan Sores (Podemos) - 558 votos
· João do Batista do queijo (Rede) - 463 votos
· Lemão Toledo (Republicanos) - 444 votos
· Gravata Torta (Rede) - 427 votos
Vereadores que retornaram
· Tinim (Republicanos) - 631 votos
· Izaías Ramos (PSB) - 504 votos
· Dedé Patez (Rede) - 329 votos
Reeleitos
· Eduardo Muquy (PSB) - 416 votos
· Pega da Muritiba (PP) - 409 votos
· Nego Mariana (MDB) - 358 votos
Mín. 19° Máx. 32°