Segunda, 27 de Junho de 2022
15°

Muitas nuvens

Ecoporanga - ES

Economia Orientações

Procon-ES dá orientações sobre a compra do presente do Dia dos Namorados

A primeira orientação é planejar bem os gastos e evitar compras por impulso, para não arrepender no futuro com endividamento.

09/06/2022 às 15h38 Atualizada em 12/06/2022 às 18h37
Por: Redação Fonte: Assessoria do Procon-ES
Compartilhe:
Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, a data costuma movimentar o comércio - Foto: Divulgação/Procon-ES
Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, a data costuma movimentar o comércio - Foto: Divulgação/Procon-ES

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), orienta os consumidores na compra do presente do Dia dos Namorados. Comemorado no dia 12 de junho, a data costuma movimentar o comércio. 

A primeira orientação é planejar bem os gastos e evitar compras por impulso, para não arrepender no futuro com endividamento.

Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em maio de 2022, apontou que 35% dos entrevistados costumam gastar mais do que podem na compra de presentes. O levantamento indicou, ainda, que 8% dos que vão presentear pretendem deixar de pagar alguma conta para comprar o presente e 26% pretendem comprar presentes mesmo com contas em atraso, sendo que 66% estão com o nome sujo.

Para o diretor do Procon-ES, Rogério Athayde, essa informação é preocupante. Ainda que presentear seja interpretado como uma demonstração de amor, o consumidor deve ter em mente que o pagamento das contas deve ser prioridade para não se endividar. “O aumento da inflação impacta nas compras. A principal dica para quem quer economizar está em buscar um equilíbrio entre o valor do presente e os gastos previstos para o mês para não se apertar financeiramente”, ressaltou Athayde.

Outra recomendação é que o consumidor verifique a política de troca da mercadoria nas lojas físicas, pois as lojas não são obrigadas a trocar produtos sem defeito simplesmente porque não agradou ou o tamanho não serviu.

Veja outras orientações

- Na hora da compra, pesquise em vários locais os preços dos produtos e dos serviços que pretende adquirir e considere sempre a possibilidade de pagar à vista ou em pequenas parcelas sem juros;

- Fique atento aos produtos em exposição. Todos os itens devem apresentar seus preços de forma clara. Os produtos expostos na vitrine e no interior da loja devem exibir o preço à vista, a prazo e a taxa de juros aplicada;

- O lojista deverá exibir, em local de fácil acesso, as formas de pagamento aceitas pelo estabelecimento;

- Quem pretende levar o namorado ou a namorada para jantar é recomendável que se faça uma reserva antecipada no restaurante. Vale lembrar que o consumidor tem o direito de visitar a cozinha e que o restaurante deve informar, por meio de cartazes, adesivos ou display se aceita cartão de crédito e quais as bandeiras, antes de o consumidor fazer o pedido. Outra recomendação importante é que os casais com mais de 60 anos têm direito a atendimento preferencial e restaurantes também devem respeitar essa regra;

- Caso o presente escolhido seja um eletrônico ou eletrodoméstico, o consumidor deverá testar sempre que possível o funcionamento do produto na loja. Quando o produto for entregue em casa, deve-se somente atestar o recebimento após conferir o perfeito estado do mesmo;

- Na compra de produtos em promoção, o consumidor também tem seus direitos garantidos. É comum que cartazes nas lojas informem que produtos comprados na promoção não podem ser trocados, mas, se o produto apresentar defeitos, o consumidor tem direito à reparação ou à restituição do valor pago. Todo produto ou serviço tem garantia legal, segundo o CDC;

- O Código de Proteção e Defesa do Consumidor determina que toda a oferta de produtos seja cumprida pelo fornecedor que a veiculou. Portanto, se alguma empresa negar o que prometeu, é possível reclamar, desde que munido do anúncio ou outro material publicitário;

- Os produtos devem ser entregues e montados, se necessário, no dia e hora pré-estabelecidos no ato da compra;

- Não pode ser exigido um valor mínimo para a utilização do cartão de crédito. Entretanto, o lojista poderá determinar valores mínimos para parcelamento;

- É importante que o consumidor saiba que o estabelecimento comercial pode cobrar preços diferenciados para pagamento à vista no dinheiro e nos cartões de débito e crédito. Então, na hora de pagar, negocie preços e pechinche descontos;

- Aceitar cheques é uma liberalidade dos estabelecimentos. Porém, a partir do momento em que o cheque é recebido, o lojista não pode fazer restrições, como não aceitar cheques de contas recentes. Vale lembrar que as lojas não são obrigadas a receber cheques de terceiros, de outras cidades ou administrativos;

- Na dúvida sobre o que comprar, algumas pessoas optam pelo “vale-presente”. É importante definir com o vendedor e anotar na nota fiscal de que forma será restituída eventual diferença de valores entre o vale-presente e a efetiva aquisição do produto. O estabelecimento é obrigado a restituir a diferença em moeda corrente, contravale ou de forma a complementar o valor para aquisição de outro produto. Defina e registre, por escrito, em que consiste o vale-presente (tipo de artigo, tamanho, cor, marca etc.) e se existe um prazo para usá-lo.

- Na compra de cestas de café e tábuas de frios, informe-se previamente sobre o número de itens que a cesta contém, tipo de produtos, marcas, acessórios, enfeites e, ainda, se estão incluídos outros artigos, como canecas e flores. Lembre-se de escolher produtos apropriados nos casos de restrições alimentares. Pondere todos esses itens e o respectivo custo numa pesquisa comparativa. Depois de tudo definido, faça constar por escrito tudo o que foi combinado verbalmente: data e horário de entrega, mensagem, valor e condições de pagamento. Solicite confirmação da entrega e exija a nota fiscal ou recibo do serviço.

- Independentemente do presente escolhido, a nota fiscal deve ser exigida, pois ela é essencial para a troca, garantia e eventual reclamação.

O Procon-ES atende pelo 151 ou pelo WhatsApp (27) 3323-6237. Também é possível registrar reclamações pelo atendimento eletrônico, disponível em www.procon.es.gov.br. Atendimento presencial na sede, localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, Centro, Vitória, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, mediante retirada de senhas.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ecoporanga - ES Atualizado às 02h03 - Fonte: ClimaTempo
15°
Muitas nuvens

Mín. 14° Máx. 23°

Ter 24°C 13°C
Qua 27°C 12°C
Qui 28°C 15°C
Sex 25°C 16°C
Sáb 24°C 14°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete
Ele1 - Criar site de notícias