Quinta, 23 de Janeiro de 2025
21°C 31°C
Ecoporanga, ES

Aneel aciona bandeira vermelha para setembro; conta de luz fica mais cara

A escassez de chuvas e o clima seco com temperaturas altas motivaram a decisão

Por: Redação Notícia Hoje Fonte: Redação com Agência Brasil
31/08/2024 às 17h55 Atualizada em 07/09/2024 às 12h16
Aneel aciona bandeira vermelha para setembro; conta de luz fica mais cara
O acionamento da vermelha pela Aneel indica um cenário de energia mais cara (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), divulgou na sexta-feira (30) a bandeira tarifária de energia elétrica vermelha para setembro. Com isso, haverá cobrança de taxa extra na conta de luz. A escassez de chuvas e o clima seco com temperaturas altas motivaram o acionamento de usinas térmicas, aumentando os custos da operação do sistema elétrico.

Com a bandeira vermelha, a tarifa aumenta R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh). O acionamento das bandeiras amarela ou vermelha pela Aneel indica um cenário de geração de energia mais cara.

Com a previsão de chuvas abaixo da média para setembro, o volume de água nos reservatórios das hidrelétricas do país também deve ficar cerca de 50% abaixo da média. “Esse cenário de escassez de chuvas, somado ao mês com temperaturas superiores à média histórica em todo o país, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais”, explicou a Aneel.

Esta é a primeira vez em pouco mais de três anos que a bandeira vermelha patamar 2 é acionada, a última foi em agosto de 2021. Criadas em 2015, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica.

Segundo a Aneel, as bandeiras permitem ao consumidor um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. “Ao saber do valor adicional antes do início do mês, ele pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta”, avalia a agência.

“Com o acionamento da bandeira vermelha patamar 2, a vigilância quanto ao uso responsável da energia elétrica é fundamental. A orientação é para utilizar a energia de forma consciente e evitar desperdícios que prejudicam o meio ambiente e afetam a sustentabilidade do setor elétrico como um todo. A economia de energia é essencial para a preservação dos recursos naturais”, acrescentou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários