A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou, na quarta-feira (4), o ajuste da bandeira vermelha para o patamar 1. A nota vem após correção dos valores após ajustes do Programa Mensal de Operação pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).
Diante dessa alteração, a ANEEL solicitou para a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) avaliação das informações e recálculo dos dados, o que indicou o acionamento da bandeira vermelha patamar 1.
Com a redução do patamar de bandeira vermelha, o reajuste no valor da energia pode ser menor. Assim, serão cobrados R$ 4,463 para cada 100 quilowatt-hora consumidos. No anúncio anterior, feito em 30 de agosto, a bandeira tarifaria tinha ficado no patamar 2, o que significava a cobrança de R$ 7,877 a cada 100 kwh consumidos.
Além da redução dos custos, ficou definido que serão instaurados processos de fiscalização para auditar os procedimentos dos agentes envolvidos na definição do Programa Mensal de Operação Energética (PMO) e cálculo das bandeiras.
Mín. 19° Máx. 32°