Para algumas crianças, o fim de semana serve para acordar tarde, ficar na internet e jogar vídeo game. Mas para quem é "lobinho", os sábados e domingos servem para aprender, interagir com outras crianças, montar barraca, entre outras atividades. "Lobinhos" são os pequenos escoteiros, entre seis e dez anos.
Em Ecoporanga, o movimento escoteiro começou em 1969, com a chegada do Padre Giovanni Bartesaghi na cidade. Por ter vivenciado a prática do escotismo em outras localidades, ele aproveitou para introduzir a experiencia no município, que seriam úteis no desenvolvimento dos jovens, para que assim pudessem criar um movimento de educação.
Atualmente, conforme o voluntário Juliano de Oliveira, o Grupo Escoteiro Nhambu possui 58 membros registrados, entre escoteiros, lobinhos, seniores e adultos voluntários. A missão do grupo é contribuir para a educação de jovens em um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira.
Ainda segundo Juliano, após um período introdutório, a criança, adolescente e jovem realiza a promessa escoteira. Prometendo fazer o melhor para com Deus, com a Pátria e consigo mesmo. Os "Lobinhos", tem como lema “Melhor Possível”. Já os escoteiros o lema é “Sempre Alerta”.
Para fazer parte do Grupo Escoteiro Nhambu, é preciso ter no mínimo 6 anos e meio de idade. Além disso, está registrado na União dos Escoteiros do Brasil (UEB). Como escoteiro, o jovem pode participar do grupo até os 21 anos. Após esta idade, poderá permanecer no grupo como adulto voluntario. Já para quem deseja ingressar como adulto voluntario, não há a necessidade de ter vivenciado a prática escoteira, apenas se apresentar.
O Grupo Escoteiro Nhambu se reúne aos sábados à tarde, na escola estadual Daniel Comboni. As atividades, que duram duas horas em média, incluem jogos, dinâmicas, oficinas, acampamentos, trilhas, projetos sociais, culturais e ambientais, entre outras.
Mín. 19° Máx. 32°