O vereador Eduardo Alves Muquy (PSB) foi eleito em chapa única, na última quarta-feira (1º), presidente da Câmara Municipal de Ecoporanga para o biênio 2025/2026. A eleição da Mesa Diretora da Câmara, ocorreu após a cerimônia de posse do prefeito, vice-prefeito e dos vereadores no ginásio de esportes Padre Giovanni Bartesaghi, no bairro Divino Espírito Santo.
Em votação nominal, a chapa do presidente eleito recebeu 10 votos favoráveis entre os 11 vereadores da nova legislatura da Câmara. O vereador Izaias Ramos Neto (PSB), foi o único a votar contra. Ao subir à tribuna da Casa e proferir o seu voto, justificou: “Pela autonomia do poder legislativo e pela moralidade pública, meu voto é não!”.
Eduardo Muquy vai comandar o Legislativo ecoporanguense pela terceira vez. Ele presidiu a Câmara entre os anos de 2014 e 2015. Em sua fala, afirmou a função do Legislativo Municipal.
“Dizer que o poder Legislativo, como foi falado, ele é aquele que fiscaliza o Poder Executivo e não iremos deixar de cumprir essa função. Eu nos últimos mandatos, sempre fui vereador ativo e irei continuar nessa função também. Somos nós a figura parlamentar, aquele que fala em nome da comunidade. E essa tribuna aqui, que seja utilizada realmente para dar voz à população”, disse o vereador.
Também, destacou ainda a necessidade de revisão nas leis do município, para que elas possam se adequar as reais necessidades da população ecoporanguense.
“Nós temos a nossa Lei Orgânica que é desde 1990, passou por várias emendas e que agora precisa atender os interesses da nova juventude, entender os anseios da nossa geração que estão aqui, para que ela seja mais adequada possível, que seja de fato uma constituição cidadã do nosso município. Assim como também o nosso Regimento Interno de nossa Casa, de todas as leis”, concluiu.
Confira a composição da nova Mesa Diretora:
· Presidente: Eduardo Alves Muquy (PSB);
· Vice-presidente: João Guilherme da Silva Tudeias (Rede);
· 1º Secretário: Nilson Teixeira dos Santos – Tchopila (MDB);
· 2º Secretário: Igor Guasti Cabral – Gravata Torta (Rede).
LEIA TAMBÉM:
· Câmara de Vereadores de Ecoporanga tem mais de 72% de renovação