Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), já podem consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios diretamente nas agências dos Correios. O atendimento presencial nas agências teve início na última sexta-feira (30).
Em Ecoporanga, a agência local é uma das 95 habilitadas no Espírito Santo, a prestar auxílio àqueles que enfrentam dificuldades com o atendimento digital.
No atendimento presencial, beneficiários do INSS poderão consultar descontos, identificar a entidade responsável pela cobrança indevida e receber orientações sobre como solicitar o ressarcimento.
Para o atendimento na agência, o aposentado ou pensionista precisa levar um documento de identificação oficial. Caso o beneficiário esteja impossibilitado de ir presencialmente a agencia, o atendimento pode ser realizado por um representante legal, mediante procuração legal autenticada.
Conforme o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, a parceria com os Correios visa garantir que nenhum cidadão fique sem acesso ao direito de contestar descontos indevidos. “Estamos ampliando o acesso, reduzindo barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver o problema dos descontos indevidos que lesou aposentadas e aposentados brasileiros”, destacou.