Ecoporanga, no Noroeste do Espírito Santo, recebeu nesta quinta-feira (12) a primeira audiência pública, para elaboração do Orçamento 2026 do Governo do Estado. O evento, que ocorreu no auditório da escola estadual Daniel Comboni, contou com a presença do governador Renato Casagrande (PSB), além de autoridades estaduais e municipais das microrregiões Noroeste e Nordeste do Estado.
Conforme a Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), os eventos que ocorrerão de Norte a Sul do Estado, durante o mês de junho e início de julho, têm por objetivo ampliar a transparência e ouvir a população capixaba, para a definição da alocação dos recursos públicos estaduais.
Na oportunidade, a população local tem direito direto à fala, em microfone, para opinar ou propor demandas, ações e projetos a serem inseridos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.
A LOA é a peça de planejamento que aponta as áreas e setores em que serão alocados os recursos estaduais em determinado ano-exercício. O documento é elaborado SEP e encaminhado pelo governador para análise e aprovação pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).
Contribuições on-line
As contribuições também estão sendo colhidas pelo site até 4 de julho. Ao acessar a página, o cidadão deve efetuar um login, que pode ser feito via Acesso Cidadão ou pela conta Gov.br. Em seguida, é necessário selecionar a microrregião e a área estratégica de interesse.
Dentro de cada área estratégica, estão listadas subáreas de atuação, página em que o cidadão poderá tanto destacar as subáreas que julgar mais relevantes quanto propor uma ação que o governo deve realizar para atender às necessidades da sua região.
Caso a demanda proposta não esteja contemplada em uma das subáreas, é possível ainda registrar uma sugestão avulsa no campo “Quero participar, mas não encontrei a subárea”.