A cidade de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, vai ser enredo de 2023 da escola de samba Mocidade Unida da Glória (MUG), vice-campeã do carnaval capixaba deste ano.
Segundo a Prefeitura, a informação foi divulgada pelo site HZ, de A Gazeta, e confirmada pelo diretor de comunicação da escola, Patrick Rocha. “Vamos fazer uma viagem de trem por Colatina, completando o tour que a MUG vem fazendo pelo capixabismo”, disse Patrick.
De acordo com a Prefeitura, a escola deve trazer parte da história da cidade, chamada carinhosamente de ‘Princesinha do Norte’. Entre os destaques do enredo, o polo industrial e comercial, a ligação com o Rio Doce, os movimentos culturais, particularmente a tradicional festa do cafona, que completará trinta anos em 2023. Além disso, o pôr do sol da cidade será outro ponto a ser destacado pela história.
“Apresentaremos algumas curiosidades, como o fato de Colatina ter sido capital do estado por três dias, em 1916, durante a Revolta de Xandoca”, destaca Patrick, referindo-se ao conflito entre coronéis pelo controle do Espírito Santo, ocorrido entre 26 e 29 de junho de 1916. Na ocasião, o professor Alexandre Calmon, conhecido como ‘Xandoca’, estabeleceu um governo paralelo para o ES, tendo como sede, a cidade Colatina.