Quinta, 23 de Janeiro de 2025
21°C 31°C
Ecoporanga, ES

Casagrande anuncia plantio de 20 milhões de árvores em todo o Espírito Santo

Na sua fase inicial, as ações do 'Mutirão das Árvores' serão focadas e realizadas por alunos de escolas públicas e privadas

Por: Redação Notícia Hoje Fonte: Secom-ES
20/10/2023 às 19h14 Atualizada em 08/04/2024 às 13h10
Casagrande anuncia plantio de 20 milhões de árvores em todo o Espírito Santo
Ação começou com a distribuição de 500 mudas para os que estavam presentes durante o lançamento do projeto (Foto: Divulgação/Secom-ES)

Mais de 20 milhões de árvores serão plantadas no Espírito Santo nos próximos anos. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande (PSB), em solenidade realizada na última quinta-feira (19), no Palácio Anchieta, em Vitória.

A iniciativa faz parte do programa “Mutirão das Árvores”, um projeto em parceria com a Fundação Pitágoras. O objetivo é promover o desenvolvimento de ações de plantio para a preservação, conservação e restauração dos biomas brasileiros.

Na sua fase inicial, as ações do Mutirão das Árvores serão focadas e realizadas por alunos de escolas públicas e privadas. O projeto será supervisionado pelas Secretarias do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e da Educação (Sedu).

De imediato, o objetivo é promover o plantio em áreas determinadas pelos municípios e criar nas crianças e jovens uma consciência da importância das florestas. Para orientar as atividades, o movimento destinará além das mudas, manuais para auxiliar o processo, desde a coleta de sementes/formação até o plantio.

A meta do programa é plantar até 2033, um bilhão de árvores em todo o Brasil. O Espírito Santo foi escolhido sede do pontapé inicial do movimento pelo seu destaque nas pautas ambientais no País.

“É preciso envolver os municípios, escolas, professores, diretores e toda a comunidade escolar nessa ação. Somente na floresta, com o plantio de árvores, que conseguiremos preservar a biodiversidade e o solo, além de produzir água. Queremos plantar 20 milhões de mudas no Espírito Santo e iniciaremos hoje com essas 500 que estão aqui no Salão São Tiago. Quem está aqui levará uma muda para casa e ajudará neste início de programa”, acrescentou Casagrande.

O evento contou com a presença de professores, organizações ambientais, representantes dos poderes Público, Judiciário e do setor produtivo.

“O Espírito Santo já conta com um dos maiores programas de reflorestamento do Brasil, em que pagamos para o produtor rural reflorestar o seu terreno. Agora, estamos unindo a educação e o meio ambiente para criar cada vez mais uma conscientização de preservação e cuidado com os nossos biomas. Esse pontapé inicial do Mutirão das Árvores ter sido realizado no Estado reforça o nosso protagonismo, liderado pelo governador Renato Casagrande, na pauta ambiental do País”, destacou o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni.

A presidente da Fundação Pitágoras, Helena Neiva, comemorou o lançamento do projeto e a parceria com o governo do Espírito Santo.  

“O Mutirão das Árvores é um movimento que tem como propósito incentivar a preservação e restauração ambiental por meio de uma aliança intersetorial mobilizando toda a sociedade em torno de uma grandiosa e agregadora causa: o plantio de árvores. Estamos muito felizes que a expansão para outras regiões do Brasil começa justamente pelo Espírito Santo”, declarou.

Clique aqui e siga o Notícia Hoje no Instagram

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários